Volta às aulas: Dicas para auxiliar a rotina e adaptação

Mais um ano letivo inicia e com eles várias angústias e perguntas vem à mente em relação a como será a adaptação das crianças, não é mesmo?

Voltar às aulas depois das férias não é nada fácil. Principalmente para quem já desacostumou da rotina que existia durante as aulas e agora tem que voltar a seguir todo o cronograma de tarefas, como cumprir horários e fazer a lição de casa..  Para ajudar nesse momento de adaptação com as crianças às mudanças de rotina, separamos algumas dicas, confira:

Em primeiro lugar, não esqueça que cada adaptação é única, o que funciona para um, pode não funcionar para o outro, pois cada criança tem o seu tempo. Normalmente com a presença dos pais as crianças apresentam um comportamento e fora do alcance dos pais, outro. Nesse processo a postura do adulto de passar segurança faz muita diferença, mas lembre-se de respeitar o jeito de ser e tempo do seu filho. Aos poucos ele(a) vai descobrindo esse espaço, criando confiança e referência nos profissionais e colegas de sala. Ele(a) vai descobrir o mundo maravilhoso, mágico e cheio de aventuras que é estar na escola!


1. Organize os horários de ir para cama

Durante os dias de folga, as crianças provavelmente desregularam os seus  horários e foram dormir um pouco mais tarde e consequentemente acordavam mais tarde ainda. Para tornar o retorno mais fácil, e não estranhar tanto, uma semana antes de começarem as aulas estabeleça horários para ir dormir e acordar. Desta forma, o corpo já irá se adaptar normalmente a nova rotina.

2. Pense no lado bom

As férias são ótimas, mas voltar às aulas também! Reencontrar os amigos e os professores favoritos é o lado de bom das voltas às aulas, já que no período longe da escola as crianças viveram momentos de diversão e seus amigos também, e mesmo que estejam conectados através das redes sociais é sempre bom bater aquele papo especial com os colegas, que só a escola proporciona. Ela é importante para a formação e é importante não ficar desmotivado com ela.

3. Organize a alimentação

Os horários durante as férias viram uma bagunça (é super normal). Se o seu filho(a) dorme tarde, acorda tarde e o seu café da manhã na maioria das vezes vira quase um almoço. Com a chegada das aulas é preciso organizar a alimentação e seus horários. Principalmente para não bater aquela fome fora de hora e prejudicar os estudos.

4. Estabeleça regras

O tempo de descanso acabou. Com isso, é preciso se organizar. A agenda é uma ótima opção para organizar por escrito um passo a passo do seu dia e assim conseguir ter um controle maior das tarefas diárias, como a lição de casa, por exemplo.

------

Em relação às crianças pequenas, vem as perguntas do gênero: “Como será que meu filho(a) vai reagir aos primeiros dias de aula? Será que vai chorar? Vai sentir minha falta?” Entre tantas outras que aparecem…  A criança funciona como uma esponja, se você estiver inseguro quando for deixá-la na escola, provável que ela absorverá isso. Não demonstre insegurança. Você também pode tentar combinados com seu(sua) filho(a), nunca saia da escola escondido, confiança é a palavra-chave no momento!;

Mantenha os momentos de lazer. Ainda que as férias tenham acabado, nada impede que você programe algo divertido para fazer com a criança durante a semana. Esses momentos são os principais ingredientes da motivação;

E por fim, seja positivo! Qualquer dúvida ou receio nesse processo, procure os profissionais da escola do seu filho (a) ou um profissional capacitado para te ajudar.

Esperamos que as dicas selecionadas ajudem tanto aos papais, que também precisam retomar a rotina das aulas, quanto para a criançada e os adolescentes. Uma ótima volta às aulas!

 

Tags: Tutti Baby, Cuidar é a nossa alegria, volta as aulas, rotina, adaptar a rotina, escola, ambiente escolar, crianças, primeiro dia de aula

Compartilhe: