Você sabe o que é Ruído Branco?

Ruído branco: como o som pode ajudar a acalmar o bebê

Uma das maiores preocupações dos casais grávidos é sobre como o bebê vai se comportar durante a noite. Devemos entender que cada bebê é de um jeito e tem seu próprio tempo de adaptação. Porém, é importante conhecer técnicas que podem ajudar nessa hora. Conheça a técnica do ruído branco para bebês e como usá-la a seu favor.

Afinal, o que é ruído branco?

O ruído branco, na verdade, é um som que emite frequências na mesma potência. Ou seja, não há variação de intensidade ou altos e baixos. Ele é contínuo e cria uma espécie de barreira sonora para abafar sons vindos de fora.

Sabe quando está chovendo e você consegue dormir melhor por conta do som da chuva? Ou quando até mesmo o som do ventilador ou ar-condicionado te ajuda a dormir? Você pode não ter percebido, mas estava usando da técnica do ruído branco.

Como o ruído branco funciona para bebês?

Enquanto algumas pessoas preferem ambientes silenciosos na hora de dormir, outras optam por playlists com músicas ou efeitos sonoros que auxiliam a chegada do sono. O mesmo vale para os bebês, que também podem se sentir mais relaxados ao ouvir alguns tipos de sons.

Há um motivo especial pelo qual ele funciona tão bem com os bebês: nessa fase, o sono é muito leve e pode ser interrompido diante do menor barulho. E, como dissemos, o ruído branco abafa sons vindos de fora, como cachorros latindo, objetos caindo e pessoas conversando. Todos esses sons tornam-se menos perceptíveis e menos capazes de ativar o córtex cerebral, evitando que o bebê acorde assustado.

Veja que interessantes estes dois pontos em relação à sensação que o bebê tem com e sem ruído branco:

Ao escutar o som do próprio choro, o cérebro da criança fica ainda mais agitado e sente dificuldade para entrar no estado de sono. Com o ruído branco, o som de choro é abafado, ajudando a acalmar e a dormir com mais facilidade;
Quando o bebê acorda e “escuta o silêncio”, ele tende a se assustar por não saber onde a mãe está. Com o ruído branco ele tem a mesma sensação que sentia no útero, ouvindo os sons emitidos pelo corpo da mãe constantemente. Por isso, é uma boa técnica para usar com recém-nascidos.

Como e quando aplicar a técnica com o bebê

Apesar de, normalmente, a frequência sonora se mostrar mais efetiva em recém-nascidos e bebês até 3 meses de vida, a ferramenta também pode trazer benefícios para as crianças.

"Com o passar do tempo, com o desenvolvimento do bebê, a lembrança do ambiente uterino vai diminuindo. Porém, as crianças mais velhas também se sentem relaxadas com o ruído branco", conta Cinthia Calsinski, enfermeira obstetra e consultora materno-infantil.

O médico Paulo Telles, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, ressalta que é importante que o ruído branco seja utilizado com moderação, para que o bebê não crie o hábito de adormecer apenas com o uso da ferramenta.

"É importante ressaltar que uma exposição frequente pode gerar uma atividade permanente das células ciliadas, que são as células responsáveis por captar o som, e pode causar danos no sistema auditivo", diz Paulo.

Também é importante deixar o aparelho de ruídos longe da orelha do bebê e em um volume baixo. Não é necessário que o volume esteja alto para funcionar. Dessa forma, você preserva a saúde e a segurança do bebê.

Depois dessa explicação, não há dúvidas de que o ruído branco para bebês é um aliado na rotina dos pais e um calmante para seu filho. Com a ajuda dele, e aquando usado da forma correta, é possível proporcionar noites mais tranquilas para a criança, de um jeito fácil, simples e seguro.

_____________________________________________________________

Fontes:

https://blog.gravidicasstore.com.br/2020/08/ruido-branco-para-bebes/

https://www.minhavida.com.br/materias/materia-21887

Tags: Tutti Baby, cuidar é a nossa alegria, crianças, bebê, maternidade, puericultura, bebês, desenvolvimento infantil, gestação, Gestante, recém nascido, Relaxar bebês, Fazer o bebê dormir, Som do útero, Som relaxante para bebês, Ruído branco, adaptar a rotina, sono, mães, sono do bebê, privação do sono, rotina, mamães, fazer bebê dormir, fazer neném dormir, fazer criança dormir

Compartilhe: