Rede de apoio na maternidade. Qual a importância?
Ter filhos é uma dádiva, mas muitas vezes a tarefa de cuidar deles integralmente é exaustiva, e nesses momentos é fundamental ter uma rede de apoio ativa.
Em primeiro lugar, o que é uma rede de apoio?
O conceito de rede tem diversas acepções. De forma ampla, uma rede é uma estrutura que tem um padrão que a caracteriza e que possibilita a inter-relação dos seus nós. Contudo, quando buscamos significados mais específicos, encontra
mos diferentes tipos de redes. A rede de apoio, por sua vez, deriva de apoiar: suster algo, ajudar a mantê-lo, sustentá-lo. Assim, uma rede de apoio, por consequência, é uma estrutura que dá algum tipo de contenção a algo ou alguém.
Na maternidade ela se estabelece como um grupo de pessoas que os pais podem contar para cuidados com o bebê, suporte emocional e outras formas de ajuda.
Um ponto importantíssimo sobre rede de apoio na maternidade, é que pai não é rede de apoio! A divisão de tarefas a respeito da criança é responsabilidade do casal, e não apenas da mãe. Ou seja, pai não ajuda, pai divide tarefas.
A rede de apoio, por sua vez, é formada por pessoas que não possuem a obrigação de fazer parte da criação da criança, mas que escolhem participar das tarefas por ter afeto pela criança e empatia pelos pais. Podem ser avós, tios, padrinhos e amigos dos pais e outros parentes.
Qual a importância de ter uma rede de apoio ativa?
É muito comum que, ao ter um filho, os pais, e, sobretudo a mãe, fiquem bastante sobrecarregados com as demandas do bebê, já que os cuidados com o bebê requerem uma adaptação física, emocional e social à nova rotina pode ser um pouco complicada e desgastante.
Afinal, nem tudo são águas tranquilas na maternidade. Seja para tirar dúvidas sobre como cuidar do seu filho ou até mesmo para deixá-lo por alguns momentos sob a supervisão dessas pessoas é fundamental para que os pais consigam manter sua saúde física e mental, e até mesmo para conseguir descansar ou praticar um pouco de autocuidado.
Além de todo o auxílio prestado aos pais, a rede de apoio também é muito benéfica para a criança, para que ela cresça e se desenvolva sabendo que tem com quem contar, cercada de afeto e carinho vindo de outras pessoas que convivem com ela.
_________________________________________________
Referências
https://www.prosaude.org.br
https://likluc.com.br
https://www.mildicasdemae.com.br
https://conceito.de
Compartilhe: