Proteja o bebê do barulho dos fogos

Os fogos de artifícios são lindos e simbolizam um momento de grande comemoração!
Mas pode incomodar um pouco os baixinhos que são mais sensíveis ao barulho.


Na virada do ano o céu fica cheio de luzes de fogos de artificio, mas quem tem um bebê em casa fica cheio de preocupação nessa época! Apesar do lindo efeito dos fogos, o barulho que eles fazem pode ser muito prejudicial aos bebês e as crianças. “Os bebês são mais sensíveis a ruídos, principalmente os menores de seis meses. Além disso, eles sentem medo deste som desconhecido”, afirma a pediatra Flavia Oliveira, fundadora da Clínica MedPrimus.

Assim, quem tem crianças em casa especialmente de até 1 ano e meio de idade precisa ficar atento.
Confira algumas dicas para proteger os pequenos de barulhos:


Fique longe

O cuidado principal com os bebês em relação aos fogos é manter a distância. Se distancie ao máximo do local em que os fogos serão disparados. Isso irá proteger tanto a audição das crianças, quanto a dos adultos. O ideal é permanecer em locais menos barulhentos, durante a virada. “Os fogos de artifício costumam ser súbitos e podem levar a lesões na audição que se estendem pelo resto da vida. Por isso o bom senso é fundamental”, alerta Flavia Oliveira

Proteja os ouvidos

Caso seu filho tenha muita sensibilidade aos ruídos, utilizar protetores auriculares pode ajudar. Os modelos em silicone costumam ser os mais recomendados, mas é importante pedir a orientação do pediatra antes de usá-los. Já aquele famoso “jeitinho” de colocar algodão nos ouvidos para abafar o barulho não é orientado. Isso porque existe o risco de alguns pedacinhos ficarem esquecidos dentro do ouvido da criança, causando problemas de saúde.

Mantenha a calma

Muitas vezes os bebês passam a virada do ano dormindo e nem se assustam com toda a barulheira. Mas se esse não for o seu caso, a solução é acalmá-lo. Pegue-o no colo, converse e tente associar aquele som tão diferente para eles a algo positivo. A presença dos pais nessa hora conta muito, já que eles são a referência de segurança para os pequenos.


Fonte: https://bebemamae.com/bebe/saude-bebe/confira-tres-dicas-pra-proteger-o-bebe-do-barulho-dos-fogos


 

Compartilhe: