Primeiro dia de aula, você já sabe o que fazer?
Para alguns pequeninos o primeiro dia de aula é um momento de reencontro e alegria, mas para outros, o primeiro dia de aula é cheio de novidades, descobertas, choros e uma mistura de sentimentos. Mas calma tudo isso é normal!
As crianças antes de iniciar os estudos estão acostumadas com a rotina de ficar em casa no aconchego do lar, e começar ir para a escolinha quebra essa rotina de acordar mais tarde, brincar a qualquer momento e de ter a presença dos pais constantemente.
A psicopedagoga Graciela Ziebert explica que tudo começa com uma preparação através da rotina da criança para evitar uma mudança drástica ao ser introduzida em um ambiente escolar.
“É importante estimular essas crianças com o máximo de informações, socialização, interação e objetos. Sobre o uso de telas, posso colocar na rotina dessa criança um desenho, televisão? Posso! Mas aquilo não pode ser por muito tempo, pois ela precisa correr, andar, socializar e praticar os estímulos importantes”, disse.
É normal que nos primeiros dias os pequenos estranhem o novo ambiente, as pessoas, e comecem a chorar, mas com o passar do tempo tudo vai se ajeitando, basta ter paciência e oferecer apoio para as crianças nessa nova etapa.
“Existe uma rotina que ele está adaptado, que acontecia em casa, então essa interação social com novas pessoas fica mais fácil quando o pequeno cria um vínculo através da convivência. Às vezes a criança chora um pouquinho, mas logo vê que está em um ambiente agradável para atividades que ela está acostumada a fazer, então logo se adapta àquele ambiente”, conta Graciela.
Além disso, os pais também devem demonstrar confiança, dessa maneira a criança percebe que a escola é um lugar é confiável.
Algumas dicas para a criança que vai à escola pela primeira vez:
É de suma importância que os pais conversem com os filhos, uma ou duas semanas antes da ida à escola, sobre como será legal e divertido essa nova etapa. Falar sobre os coleguinhas, brincadeiras, novas aprendizagens, o momento do lanche e do parquinho, entre outros momentos que farão parte da ida a escola.
Uma boa dica é dar algo pessoal para que a criança tome conta, por exemplo: caneta, batom, chaveiro, de modo que ela fique responsável por tomar conta desse objeto e entregar ao final da aula. Assim, a criança entende que os pais voltarão para buscá-la e isso diminui as inseguranças acerca da adaptação escolar.
Também é ideal que os pais esclareçam que a criança vai ficar na escola sem eles, na responsabilidade da professora, mas que voltarão para buscá-la mais tarde.
Levar as crianças para a escola antes das aulas começarem também vai ajudar para que elas não fiquem surpresas com o novo ambiente.
A adaptação das crianças na escola também acaba sendo um momento difícil para os pais, que sofrem igualmente com essa ruptura da rotina familiar. Por isso que a parceria constante entre família e escola é importante, isso irá garantir mais confiança no novo espaço e nos profissionais que irão tomar conta da educação dos filhos.
Refe
Referências:
Compartilhe: