Mas afinal o que é composto lácteo ?

Mas afinal o que é COMPOSTO LÁCTEO ?

Hoje, existe o composto lácteo, que é o leite de vaca modificado para atender à necessidade de crianças em diversas faixas etárias e têm a composição nutricional adequada para cada idade.

Durante décadas os pediatras, nutrólogos e a indústria de alimentos tentaram achar uma fórmula mágica que substituísse o leite materno.
Inicialmente se promoveu a diluição do leite de vaca para facilitar a digestão e torna-lo em composição mais parecido com o leite materno. Faltava, no entanto, adequar as calorias, adicionou-se então açúcar ou farinhas.
As gorduras não eram de fácil digestão ( gorduras saturadas ). Retirou-se, então, as gorduras de origem animal e foram introduzidos os óleos vegetais, porém a qualidade não era a mesma do leite materno.
Progrediu-se na busca até chegar às formulas infantis modernas, com diversificação de finalidades e divisão por idades: fórmulas para prematuros, fórmulas para o primeiro e o segundo semestre, formulas sem lactose, leites espessados para bebês regurgitadores, fórmulas hipoalérgicas e outras mais complexas como, por exemplo, para aqueles com alergia ao leite de vaca, etc.
Hoje, existe o composto lácteo, que é o leite de vaca modificado para atender a necessidade de crianças em diversas faixas etárias e têm composição nutricional adequada para cada idade. Essas fórmulas não são leite de vaca!
São leites cujos componentes foram deliberadamente trocados para melhores benefícios das crianças, como exemplo, pode-se citara retiradas gorduras saturadas presentes no leite de vaca e substitui-las por gorduras vegetais, balanceadas para que seus componentes tenham um perfil mais adequado à espécie humana. A proteína também é modificada no sentido de melhorar a qualidade e diminuir a quantidade. Procedimentos dessa natureza  acarretam na diminuição dos riscos de obesidade, melhora no desenvolvimento cerebral e o estado imunológico.



DICAS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:
Na alimentação das crianças, deve-se tomar todo o cuidado para que além da escolha do "leite" mais adequado, seja também fornecida uma dieta saudável sob outros aspectos:
• Evite o consumo excessivo de açúcares e sal;
• Deve-se estimular a ingestão de frutas, verduras e dar preferência as carnes brancas às vermelhas;
• Óleos vegetais são mais adequados à saúde;
• Menos sucos e mais frutas!

Siga sempre a orientação do seu pediatra quanto à alimentação mais adequada.

Fonte: Revista Materlife (FEV/2022)

Tags: #TuttiBaby #BebeDeAbril #CuidarÉaNossaAlegria #ProduzidoNoBrasil #CompostoLácteo

Compartilhe: