Importância do vínculo com os pais x segurança dos filhos

Hoje em dia, escutamos falar muito sobre limites. E tal assunto tem estado presente em rodas de discussões, na mídia a até mesmo nos lares.

Necessitamos primeiramente esclarecer que limites ( a existência ou a falta deles ) não estão relacionados com amor que os pais sentem pelos filhos, mas são essenciais para proporcionar segurança a eles.

Os filhos - me refiro a crianças e adolescentes também, que não tem limites bem definidos pelos pais, podem sentir-se inseguros e isso pode interferir consequentemente em seu comportamento, podendo até abalar a dinâmica familiar.Já o vínculo com os pais, é constituído até mesmo antes de a criança nascer, pois isso define inclusive o lugar que eles ocupam na família.

A relação com a mãe  ( ou quem a subtituir ) no inicio de vida do bebê, se for bem estabelecida de maneira suficientemente boa, é o modelo de relação mais forte de vínculo para a criança e consequentemente terá um peso bastante significativo em relação à segurança e autoconfiança dela e por conseguinte do adulto que irá se tornar.

A criança que sente que está bem inserida no contexto familiar, onde é proporcionado segurança e tranquilidade provavelmente terá mais condições de se tornar um adulto autoconfiante. Tal segurança só é possivel se o ambiente for confiavel e regular.Por isso os pais tem que estar seguros em relação ao papel que ocupam na educação dos filhos  em como devem lidar com os acertos e erros, pois somente assim será possível promover equilibrio.

Antigamente os papéis ocupados no núcleo familiar eram muito mais claros para os pais e também para a sociedade.Atualmente com as novas configurações de famílias, em alguns casos, o papel que cada um ocupa no contexto familiar, ainda não está totalmente esclarecido, e devido a isso podem até dificultar as relações, Famílias compostas apenas por um dos genitores; por casais homossexuais; por mães que saem para o mercado de trabalho, deixando os pais no cuidado com os filhos; por crianças que são criadas por terceiros e que tem pais muito ausentes, também fazem parte dessas novas configurações de famílias que necessitam muitas vezes de orientações.

Então procurar profissionais que possam esclarecer e orientar os pais pode ser uma boa saída, para que consigam esclarecer dúvidas, sanear dificuldades que venham fortalecer o vínculo com os filhos promovrendo o bem estar de todos.

Fonte: Revista Materlife (FEV/2022)

Tags: #TuttiBaby #BebeDeAbril #CuidarÉaNossaAlegria #ProduzidoNoBrasil #VinculosEternos #VinculoMãeeFilho #VinculoPaterno #VinculosFamiliares

Compartilhe: