Gravidez após os 40
Difícil saber qual o momento certo para ser mãe. Algumas têm filhos mais cedo, outras mais tarde, e indiferente da idade a realização do sonho da maternidade pode acontecer.
A idade ideal para ter um filho deixou de ser fixo, os avanços na medicina e mudanças nos hábitos sociais e culturais fizeram com que esse prazo fosse se estendendo ao longo dos tempos.
A chamada “Gravidez tardia”, que começa a partir dos 35 anos de idade, tem se tornado mais recorrente. De acordo com um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) comparando dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), a maternidade em mulheres mais velhas tem crescido no Brasil nos últimos 20 anos. Enquanto em 2000 o número de bebês nascidos de mulheres a partir dos 35 anos foi apenas de 9,1%, em 2020 o número de mulheres que engravidaram com 35 anos ou mais foi de 16,5%.
Os riscos na gravidez sempre tiveram em qualquer idade, porém, eles podem aumentar conforme a idade da mulher, mas se ela não tem problemas graves de saúde e segue um acompanhamento médico, os riscos durante a gestação na maturidade podem ser bem calculados.
Dúvidas sobre a maternidade tardia
É preciso repouso em gravidez após os 35 anos?
É recomendado perseguir um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, atividade física e peso equilibrado, para desviar de doenças oportunizadas pelo modo de viver, como diabetes tipo 2 e hipertensão, conforme a médica.
O stress pesa na dificuldade em engravidar?
O ritmo de vida atual de muitas mulheres, com extensa carga de trabalho dentro e fora de casa colabora na produção de estresse, que somado à queda natural da fertilidade, acabam impactando o sonho de gerar uma criança.
A idade limita as opções de parto?
A idade, não é contraindicação a nenhuma via de parto. A mulher tem total liberdade de escolha, de acordo com as recomendações médicas e suas preferências como paciente.
A idade dificulta ao corpo voltar à forma de antes da gestação?
O retorno da condição física vai depender do próprio metabolismo da mulher que acaba sendo comprometido pela idade.
Qualidade do leite materno é a mesma?
Ao comparar mulheres em diferentes idades cronológicas, existem poucos estudos que deem conta de que existem alterações na composição e na qualidade do leite humano. Seja uma jovem de 19 anos, seja uma mulher de 35, 40 anos ou mais, desde que ela esteja disposta a amamentar a qualidade do leite é basicamente a mesma.
Referências:
http://Gravidez tardia: mitos e verdades sobre a gestação (terra.com.br)
http://Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): Ciência e tecnologia em saúde para a população brasileira
https://ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi-2/26381-professora-da-ufpi-esclarece-mitos-e-verdades-sobre-gravidez-apos-os-35-anos
Compartilhe: