Educação ambiental para crianças - Como ensinar?
Dia 3 de março é celebrado o Dia Mundial da Vida Selvagem! A data é destinada a celebração de todas as formas de vida selvagem, sejam animais ou plantas. Um dia muito importante para relembrarmos o quanto estas espécies contribuem com o bem estar geral da humanidade e que devem ser preservadas.
A preservação de toda a vida selvagem (e da natureza em geral) afeta diretamente no futuro do planeta, e, para que nossas crianças cresçam sabendo da importância desse assunto, educação ambiental e a consciência a natureza deve ser conservada são as chaves!
A educação ambiental tem por objetivo ensinar sobre a relação do ser humano com o meio ambiente, e como nossas atitudes cotidianas e mudanças de hábitos população colaboram significativamente para preservação de toda natureza – incluindo a vida selvagem.
Mas, você sabe como ensinar sobre esse assunto para seu filho ou filha?
Veja só 5 formas de ensinar sobre educação ambiental para crianças:
1. Seja um exemplo
A primeira, e melhor forma, de orientar as crianças é tornando-se um bom exemplo para elas, independentemente do meio em que estão. Afinal, o convívio é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento infantil, por ser responsável pela transferência de valores.
Por isso, cultivar bons hábitos diários, ser consciente e ter informações acerca dos impactos causados pela falta de educação ambiental são medidas simples que têm um excelente efeito sobre as crianças.
2. Fale sobre a importância da água
Por se tratar de um bem indispensável a todos os seres humano, a água é um tema extremamente importante para ser trabalhado na educação ambiental infantil.
O desperdício e a poluição das águas se tornaram preocupações na sociedade. Afinal, muitas pessoas são afetadas pela escassez. Dessa forma, é necessário que as crianças adotem condutas para melhorar e preservar os recursos e o ambiente.
3. Incentive o consumo consciente
Estimular o consumo consciente é, sem dúvida, uma das etapas mais importantes da educação ambiental das crianças. É preciso falar sobre o assunto, abordando temas como: economia de água e luz, redução do consumo, uso de transportes menos poluentes, reciclagem etc.
4. Ensine a fazer o descarte correto do lixo
O processo de separação do lixo produzido e o descarte correto desse resíduo são de grande importância para o meio ambiente e uma ótima forma de ensinar educação ambiental. O incentivo da coleta seletiva é uma alternativa que possibilita o reaproveitamento de diversos materiais.
5. Realize visitas de campo
Outra forma de instruir as crianças sobre o assunto é por meio de práticas de ecoturismo e visitas educativas. Vivenciar os processos de captação e abastecimento de água, do tratamento de esgoto, conhecer a destinação dos resíduos sólidos, o funcionamento do sistema de drenagem, entre outras possibilidades, pode promover, além do lazer das crianças, a reflexão sobre como interagir ativamente nesse processo.
Por fim, cabe ressaltar que essas práticas não têm um período específico para o seu desenvolvimento. Elas devem estar inseridas nas diferentes formas na rotina.
É evidente, portanto, a relevância da educação ambiental para crianças. Isso porque, quando elas se envolvem com esse tipo de ação e conseguem visualizar os resultados obtidos, futuramente se tornam cidadãos conscientes e participativos nas soluções dos problemas ambientais e sociais.
Compartilhe: