Dicas para reconhecer a aliviar a cólica do bebê


- Remédios e conselhos : A cólica do bebê faz parte dos seus primeiros meses de vida, que, apesar de ser inofensiva em termos de saúde, pode colocar uma real pressão na paciência dos pais.
- Gritos e choros que não param: O seu bebê chora desesperadamente por horas sem motivo aparente? Não entre em pânico. Na maioria dos casos é cólica, uma típica dor abdominal que afeta bebês desde as primeiras semanas até 3-4 meses.


Realmente é cólica?

Cólica em bebês alimentados de leite é acompanhada por sinais bastante típicos. O primeiro é definitivamente o choro: repentino, imparável e com horas de duração. E então tem a angústia do bebê, rosto amassado, costas arqueadas a pernas dobrando em direção ao abdômen. Por último, tem o timpanismo e a flatulência. Por mais que se repita diversas vezes ao dia, é mais comum na parte da tarde.
 

Quais são as causas?

A cólica do bebê é um fenômeno fisico ligado ao crescimento, que desaparece depois do quarto mês. Apesar de não existir um acordo unânime em relação às causas, os possíveis culpados incluem um acúmulo de gases no intestino, porque muito ar é ingerido durante a alimentação ou o sistema nervoso, ainda imaturo, amplifica todo pequeno estímulo sensorial.

 

O que você pode fazer?
 

"Se o seu bebê sofre de cólica, tente ficar calmo e manter uma dose saudável de paciência. Cólica em bebê é, no mínimo, frustrante, mas existem algumas soluções que ajudam a aliviá-la."
Uma delas é a massagem em volta do umbigo, aliviando os espasmos e ajudando a passar o ar. Outra é deitar o seu bebê de barriga para baixo, apoiando-o em sua perna ou antebraço, com um pano ou uma bolsa de água quente sob a barriga dele. Banhar o seu bebê pode ajudar: é relaxante para eles e uma oportunidade de brincar e distraí-lo ao mesmo tempo. Por último, mas não menos importante, muitos abrações: embalar o seu bebê e sussurrar palavras calmantes para eles é uma ótima maneira de tranquilizá-los.


Fonte: Revista Materlife (outubro/2020)

Compartilhe: