Dia da Adoção

Adoção: como preparar a cabeça e o coração para receber o seu filho (a) 
Quem decide adotar uma criança precisa evitar a idealização da pessoa que vai chegar, aceitar a sua vida pregressa e estar preparado emocionalmente para acolher
A chegada de um filho costuma transformar a rotina, as prioridades da família, além de ser um turbilhão emocional. Quando esse filho vem pela via da adoção, tudo fica ainda mais intenso, já que o tempo de espera, a idade e as características da criança são indefinidos. É comum surgir o medo de não conseguir estabelecer uma conexão, de não ser amado como pai ou mãe. O cenário desafiador não deve ser motivo para recuar: com preparação, uma boa rede de apoio - além de amor e paciência -, é possível construir um vínculo sólido.
Olhar com franqueza para as motivações da adoção é a primeira recomendação da psicanalista Sandra Quintino. "Adotar um filho para fazer caridade, para salvar o casamento ou para ter companhia para o filho biológico não deve ser motivação."

Segundo ela, a maioria dos casais que solicita a adoção tem problemas de infertilidade. "Muitas vezes, são pessoas que estão tentando ter um filho há anos e passam por muita frustração. Chegam para a adoção devastados e com muita expectativa. Aí, o tombo é grande", explica. Nesses casos, Sandra recomenda primeiro tratar essa dor. "A adoção não pode ser vista como um plano B, mas aceita de forma completa."
Uma vez que uma pessoa ou casal tenha decidido adotar e tenha iniciado os trâmites, é preciso se preparar. Se por um lado é difícil montar o enxoval e o quarto, há um vasto terreno de conhecimento e de emoções para ser explorado, com ajuda de grupos de apoio e até de "doulas de adoção" 
 "Quem se prepara tem mais chance de ter uma adoção bem-sucedida, pois sabe com o que está lidando, mesmo que tenha medo. Essa espera ativa é necessária e pode ser gostosa", recomenda Sandra.


------------------------------------

fonte: https://www.terra.com.br/noticias/coronavirus/adocao-como-preparar-a-cabeca-e-o-coracao-para-receber-o-seu-filho,cbc039d14fdbb0971c39b19e1e96ecef4yu088bi.html

Tags: Tutti Baby, cuidar é a nossa alegria, crianças, maternidade, bebê, adoção, adotar, dia da adoção

Compartilhe: