Desfralde: Como saber a hora certa?!
Tchau, Tchau fraldas! Qual a hora certa de fazer o desfralde?!
Essa é uma dúvida de muitas mamães e papais, mas, para auxiliá-los nesse processo separamos um material completo sobre como identificar o momento correto para isso - respeitando sempre o tempo da criança - e dicas de como mediar esse momento tão significativo para os pequenos!
Confira a matéria completa:
Desfralde tranquilo: Como saber a hora certa?!
Tirar a fralda da criança é para muitos pais um marco na forma de ver a independência dos filhos. Afinal, é com ela que eles começam a perceber não só o seu crescimento como a sua maturidade. Aliás, esta é a palavra mais usada pelos pediatras na fase do desfralde: a criança precisa ter maturidade – física emocional e comportamental – para saber que é o momento de deixar a fralda de lado e, como uma criança grande, trocá-la seja pelo uso do penico ou do redutor de assento.
Para que o processo dê certo, a criança precisa se sentir segura e tranquila para perceber suas necessidades fisiológicas, dar atenção a elas e, claro, calcular o tempo que precisará até chegar ao banheiro. E neste caso, a paciência e a dedicação dos pais são fundamentais.
De acordo com os especialistas, o período entre a primavera e o verão é o ideal para estimular os pequenos a saírem da fralda porque com o clima quente, eles se sentem mais à vontade e já usam menos roupas, o que facilita na hora de tirá-las para usar o banheiro.
Identifique os sinais de que o desfralde está próximo
As crianças demonstram alguns sinais quando começam a se sentir preparadas para o desfralde. É muito importante estarmos atentos e utilizar desses momentos para incentivá-la a deixar as fraldas. Veja aqui dez desses sinais:
- A criança passa a se sentir incomodada por estar molhada de xixi ou suja de cocô e começa a verbalizar isso
- Faz coco em horários mais ou menos determinados.
- Faz movimentos que indicam que está evacuando, como ficar parado num canto, abaixa ou se esconde dos adultos.
- Fica um intervalo de três a quatro horas seco (demonstrando que já há um treinamento da bexiga para segurar a urina).
- Faz uma grande quantidade de xixi de uma só vez.
- Já identifica o xixi e coco, e até fala quando fez um ou outro na fralda.
- Já sabe que a ida ao banheiro está vinculada à higiene pessoal, como fazer xixi, cocô, lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho.
- Consegue ficar sentada em uma única posição em um intervalo de 2 a 5 minutos.
- Consegue abaixar e levantar a calcinha ou a cueca e a calça.
- Mostra interesse em sentar no vaso sanitário, mesmo que por brincadeira.
Troninho e assento redutor são grandes aliados!
Um troninho no chão traz para as crianças uma série de sensações: conforto, aconchego e familiarização:
- O troninho é pequeno, assim como ela.
- Normalmente colorido, lembra seus brinquedos.
- É facilmente acessível, ela pode se acostumar a sentar nele sem ajuda.
- E, como ele fica no chão, significa que seu filho pode colocar seus pés firmemente no chão, o que é importante para empurrar durante movimentos intestinais.
Já o assento redutor é ótimo para crianças que já estão familiarizadas com a ideia de utilizar o vaso sanitário, mas são pequenas para o assento do vaso ou ainda se sentem inseguras. Sendo um bom companheiro na fase final da adaptação com o vaso sanitário.
No caso do assento redutor é importante ter também um apoio para os pés da criança. Isso permitirá que ela tenha suporte e empurre durante os movimentos intestinais.
E que tal um troninho que vira assento e que... Ainda toca música?!
Nós, da Tutti Baby pensamos em cada detalhe para fazer o desfralde dos pequenos ser ainda mais tranquilo, buscando tornar esse momento mais leve e descontraído!
Foi assim que desenvolvemos o Troninho Musical! Ele é divertido e amigável para as crianças e prático para os pais.
Ao se tornar assento redutor, o depósito do troninho pode ser usado como apoio para os pés, deixando a criança ainda mais confortável!
Saiba mais sobre o Troninho Musical aqui!
_______________________________________________________
Fontes:
https://www.unimed.coop.br/viver-bem/pais-e-filhos/desfralde-quando-e-a-hora-certa-#:~:text=Segundo%20os%20especialistas%2C%20o%20primeiro,la%20a%20aposentar%20as%20fraldas.
https://www.pampers.com.br/crianca-pequena/treino-de-banheiro/artigo/ajuda-para-ensinar-a-usar-o-vaso-assentos-e-conselhos
Compartilhe: