Crianças precisam de cosméticos específicos? Sim!

Passar batom, base, blush, rímel e esmalte... As meninas crescem assistindo a mamãe se maquiar, cuidar da pele e dos cabelos. É bastante comum as pequenas se interessarem e pedir para participar dos cuidados de beleza juntamente com a mamãe. Entretanto, utilizar os cosméticos de um adulto não é recomendado.

Devido a quantidade de química encontrada em produtos como base, pó facial, blush, batom, e esmalte, eles podem causar alergias, vermelhidão, coceiras e manchas. Isso acontece porque a pele da criança é bastante sensível e seu sistema imunológico não está maduro o suficiente para lidar com algumas substâncias. Pode ser difícil resistir aos pedidos da filha para passar batom, mas o ideal é que isso aconteça com pouca frequência.

Se vai ter uma festinha e a sua filha quer se produzir,  você pode deixar ela passar batom, pintar as unhas (sem retirar as cutículas) e fazer escova nos cabelos. Mas isso deve acontecer somente em algumas ocasiões. Não pode fazer parte da rotina da criança. E não esqueça que somente crianças acima de 4 anos e com produtos específicos para idade, com registro no Ministério da Saúde.

Por outro lado, se não for bem dosado, seu uso pode prejudicar o desenvolvimento da criança, “pois para se manter maquiada e bem arrumada, ela deixa de brincar e de fazer atividades que envolvam o corpo em movimento. Isso mostra que a maquiagem deixou de ser um brinquedo esporádico e se tornou algo sério para ela.”. Por esse motivo, a mediação dos pais é fundamental para que a brincadeira de se maquiar não ultrapasse os limites da infância. Deixando de ser algo saudável para a vida da criança.

Fique Atento: Os cosméticos vendidos para crianças não são os mesmos que os dos adultos



De acordo com  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil está entre os maiores mercados de cosméticos infantis no mundo! 

No entanto, antes de os pais escolherem quais cosméticos usar em crianças entre 3 e 7 anos, a dermatologista especialista em cosmiatria e parceira Souvie, Luciana Garbelini, dá algumas dicas que podem evitar dores de cabeças futuras.

Atenção ao rótulo – Os cosméticos para adultos e crianças não são todos iguais. A pele de uma criança não tem as mesmas necessidades do que a adulta.Por isso, optar por cosméticos específicos para essa faixa etária e que respeitem essa fase da vida, com ingredientes que não irão causar problemas à pele da criança, é fundamental.

Entenda a fórmula – Ftalatos, silicones, petrolatos, sulfatos, fragrâncias sintéticas, parabenos, óleos minerais e corantes costumam ser comuns em cosméticos, incluindo os infantis.Porém, é necessário cuidado e atenção na hora de escolher um produto que possua um ou mais desses componentes.Empresas que atendem o público infantil precisam seguir algumas exigências da Anvisa a fim de protegerem a pele da criança. No entanto, isso não significa que a pele não apresentará problemas.Por isso, se identificar qualquer um desses ingredientes, fique atento, e se puder evitar tais produtos, faça isso. Essa escolha pode minimizar quaisquer riscos à saúde da pele da criança.

Pense a longo prazo –  Nós “alimentamos” nossa pele com o que passamos sobre ela. Por isso, é importante que a pele da criança, ao se tornar adulta, reflita os cuidados que os pais tiveram com a escolha dos cosméticos.

Cosméticos orgânicos para crianças – Cuidar da pele com cosméticos livres de petrolatos e substâncias similares, protege a criança para que a sua pele se desenvolva saudável.

(...)

O uso de maquiagem é uma questão cultural. Cada família terá seu posicionamento e suas opiniões, que sempre devem ser respeitadas. Não há, portanto, uma maneira que seja correta ou errada de lidar com os filhos em relação a isso. Mas cabe sempre o bom senso e o diálogo para uma relação mais próxima com eles. De um modo geral, e não somente em relação a este tema.


Fonte: https://manualdamamae.com.br/blogs/atualidades/quais-cosmeticos-criancas-podem-usar
https://leiturinha.com.br/blog/crianca-pode-usar-maquiagem-2/
https://materlife.com.br/esmalte-para-criancas/
https://guiadafarmacia.com.br/como-escolher-cosmeticos-para-criancas/
 

Tags: tutti baby, crianças, cosméticos, cosméticos infantis, esmalte, maquiagem, maquiagem infantil

Compartilhe: