Como lidar com os pesadelos dos pequenos

Antes de tudo é bom dizer que o pesadelo em crianças é muito comum de acontecer!

Você já deve ter presenciado algum episódio de pesadelo com o seu pequeno, principalmente a noite. 

De onde vêm os pesadelos?

As manifestações relacionadas ao sono nas crianças são ligadas ao amadurecimento emocional. Qualquer mal-estar pode estar relacionado a desconfortos que ela traz na experiência do contexto familiar, escolar e social.

O que fazer com os pesadelos?

É necessário acolher a criança quando ela acorda com pesadelos. Se a criança já tem capacidade de narrar o sonho, é preciso ouví-la com cuidado e passar a segurança de que todas essas imagens são uma fantasia. Reforce que ela está segura e protegida pelos pais.  Se o seu filho sonha com algo muito claro, como um monstro atrás da cortina, os pais podem acompanhá-lo até o lugar e mostrar que aquele é um ambiente seguro. Mostrar que na verdade não tem nada lá. Os pais devem confortá-la e passar confiança imediatamente. A criança precisa se sentir segura, acolhida e compreendida para ter um crescimento emotivo saudável.

Sugestões para tratar os pesadelos

1-Tranquilize e mime seu filho.
Explique a ele que ele estava tendo um sonho mau. Sente-se em sua cama até que a criança fique tranquila. Ofereça-se para deixar a porta do quarto aberta (nunca feche a porta do quarto de uma criança assustada). Ponha uma pequena lâmpada, principalmente se seu filho tem medo do escuro. A maioria das crianças volta a dormir em seguida.

2-Durante o dia, ajude seu filho a falar a respeito dos pesadelos.
Seu filho provavelmente não se lembrará qual foi o pesadelo a menos que você se lembre algo que ele tenha dito a respeito quando despertou. Se seu filho estava sonhando que caía ou que o perseguiam, diga a ele que muitas crianças sonham com isto. Se seu filho tem o mesmo pesadelo vez por outra, ajude-o a imaginar um final feliz para o sonho mau. Estimule seu filho para que ele utilize uma pessoa forte ou uma arma mágica para ajudar a superar as partes más do sonho.

3-Evite que seu filho veja filmes ou desenhos que sejam assustadores
Filmes ou desenhos violentos são geralmente a causa de pesadelos em crianças e este processo pode durar meses ou anos. Evite que seu filho(a) assista a esse tipo de conteúdo, principalmente antes de dormir.

Dá para evitar que seu filho tenha pesadelo?

Evitar não dá, mas os pais podem criar um ambiente mais propício para o filho dormir bem. Para isso, a preparação para a hora do sono é fundamental. Não deixá-lo acordado até tarde, desligar televisão, tablets e computador de meia hora a duas horas antes do sono, para que ele não fique muito agitado, apagar ou abaixar as luzes do ambiente, verificar se o travesseiro e a cama estão confortáveis e adequados às suas necessidades, tudo isso contribui para um sono mais tranquilo.

Há algo de bom sobre os pesadelos?

Dá para tirar um aprendizado de tudo, não é mesmo? Os pesadelos ajudam também a criança a lidar com aquilo que foge do controle: o medo. Por meio deles, ela pode aprender a controlar esse sentimento e a ansiedade que geram. Sem contar que ajudam os pais a decifrar o que se passa na mente da criança e ela não sabia, mas que foi revelado por seu inconsciente.

____________

Fonte: https://leiturinha.com.br/blog/pesadelo-em-criancas/
https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Sono/noticia/2014/05/desvendando-o-pesadelo-do-seu-filho.html+&cd=11&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Tags: Tutti Baby, Crianças, sono, pesadelos, como lidar com pesadelos

Compartilhe: