Como identificar alergias em crianças?

Quem é alérgico ou tem filhos que são, sabe o quanto a alergia pode ser uma constante na vida da pessoa. Entre procurar identificar a causa até descobrir a melhor forma de controle, podem decorrer anos e muitas horas de incomodação. Por isso, realizar testes de alergia, podem ajudar a apontar as causas alérgicas e o melhor tratamento para cada adulto ou criança.

O que é alergia?

A alergia é uma resposta do sistema imunológico as possíveis ameaças e invasores, sejam elas substâncias ou agentes agressivos ao organismo. Geralmente, as alergias são de origem genética, mas só apresentam sintomas a depender da exposição do indivíduo aos reagentes como insetos, alimentos, fungos, pelos de animais...

As alergias podem acontecer em qualquer etapa da vida e em todas as faixas etárias, por esse motivo, merecem total atenção, pois, conhecê-las e saber como tratá-las significa melhorar a sua qualidade de vida. Os principais tipos de alergias que atingem a população são as respiratórias e alimentares.

Como é feito o diagnóstico?

Se a criança espirra muito, seus olhos e nariz coçam com frequência, faz barulho ao respirar ou se sente mal depois de comer determinado alimento, é importante procurar orientação médica. Esse profissional fará um exame físico e diversas perguntas sobre a saúde da criança, incluindo sobre seu histórico médico e uma descrição dos sintomas apresentados.

Além disso, ele também pode solicitar uma série de exames, como o de reação cutânea e de sangue, por exemplo. O diagnóstico, então, será feito com base no resultado dos exames, nos sintomas apresentados e no histórico médico da criança. Separamos a seguir informações sobre como são feitos os testes para identificar alergias. Vamos conferir?

Tipos de testes de alergia:

A escolha de qual será o melhor teste a aplicar depende dos sintomas, exame físico, e do historial médico do paciente. É importante que todos esses testes sejam feitos por especialistas, para que não existam erros de interpretação, nos testes e diagnósticos, bem como para evitar uma prescrição excessiva de medicamentos, entre outros problemas.

Teste de puntura

Ele é chamado também de prick test e consiste em aplicar amostras do elemento alérgeno e observar como a pele reage. O médico realiza pequenos furos na pele, onde será distribuído amostras dos elementos alérgicos em cada um e será observado se vai acontecer alguma reação na pele em um período de 20 minutos. Esse teste é o mais comum, já que é rápido e indolor, com margens de erro muito baixas. 

Teste de contato

O teste de alergia nas costas, também conhecida por teste de alergia de contato, consiste em colar uma fita adesiva nas costas do paciente com uma pequena quantidade da substância que se julga causar alergia. Em seguida, deve-se esperar até 48 horas e observar se surge alguma reação na pele. Esse tipo de teste não são realizados em recém-nascidos ou crianças muito pequenas já que este tipo de alergia, ainda em faixa etária tão precoce, é bastante incomum. Com o passar dos anos, e o uso de substâncias químicas na pele, como bijouterias e cosméticos, há uma maior tendência para o aparecimento de alergia e, deste modo, é indicado a realização do teste alérgico específico.

Teste de sangue

Geralmente, exames de sangue são realizados se após os exames cutâneos não for possível chegar a diagnósticos conclusivos. Então, vão ser medidos no sangue os níveis de anticorpos contra o alérgeno na criança.

Teste de provocação

Orais ou nasais, dependendo do tipo de alergia: deve-se ingerir ou inalar a substância e aguardar para ver se há reação.

Por fim, lembre-se de que você deve consultar sempre o seu médico diante de qualquer dúvida. Ele vai dar orientações a respeito das condições e da frequência das alergias da criança, além de dizer qual tipo de exame é o mais adequado para o seu bebê.

Apesar de não ter cura, a alergia, quando controlada, pode ter um impacto reduzido na vida dos mais pequenos. É importante estar atento aos sintomas que as crianças apresentam e recorrer aos testes de alergia para ajudar ao diagnóstico, de forma a que um médico (alergologista) possa iniciar o tratamento adequado.

_____________________________________________________________________________

https://soumamae.com.br/como-sao-os-exames-de-alergia-em-criancas/
https://www.tuasaude.com/teste-de-alergia/
https://www.rionortesaude.com.br/blog/como-e-feito-o-diagnostico-e-tratamento-de-alergias-em-criancas/#Como_e_feito_o_diagnostico
https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2019/04/3-formas-de-identificar-alergias-em-criancas.html
 

Tags: Tutti Baby, cuidar é a nossa alegria, crianças, bebê, maternidade, desenvolvimento infantil, bebês, puericultura, gravidez, gestação, alergia, alergia em crianças, alergia em bebês, tipos de alergia, alergias, testes de alergia, identificar alergias

Compartilhe: