Benefícios de ouvir música na gestação

É unânime: praticamente todas as mulheres grávidas já ouviram falar sobre os benefícios de ouvir música durante a gestação. Mas sempre surgem dúvidas como que tipo de músicas ouvir, quais as vantagens para o bebê, se é mesmo importante escutar música durante esse período e por quanto tempo se deve fazer isso.

A recomendação é que a prática de ouvir música com o bebê comece a partir da vigésima semana, período em que eles começam a desenvolver a capacidade auditiva. Nessa fase, as mães devem começar a conversar com o bebê, sempre falando de forma carinhosa, e colocar músicas para ouvirem juntos ou cantar.
 

Benefícios da música na gravidez

Melhor qualidade de vida

Ouvir música durante a gestação pode trazer diversos benefícios para a mãe. Quando o bebê assimila a música que está sendo tocada, uma sensação de tranquilidade e conforto é produzida, deixando-o mais calmo e, consequentemente, a mãe sente menos desconforto. Alguns especialistas acreditam também que a música ajuda a eliminar cólicas e outros sintomas desagradáveis que ocorrem na gestação.

Bem-estar

Gestantes que escutam música por pelo menos 30 minutos durante o dia conseguem melhorar sintomas de ansiedade, estresse, insônia e hipersensibilidade. Isso acontece porque a música tem o poder de influenciar física e mentalmente uma pessoa. Ela também eleva a autoestima, fazendo com que a mulher se sinta mais bonita e atraente.

Aproximar os pais da criança

Cantar para o bebê também influencia o bebê que está para nascer. E o melhor de tudo é que, além de estimular, essa prática também é uma maneira de ir inserindo o tom de voz da mãe e do pai na rotina da criança. Além disso, a voz da mãe deixa o bebê mais seguro e tranquilo, visto que ela será o primeiro tom reconhecido por ele.

Acalma o bebê depois do nascimento

As músicas escutadas na gestação podem ser usadas como uma excelente ferramenta após o nascimento da criança. Isso porque aquelas músicas ouvidas enquanto o bebê ainda estava na barriga da mãe poderão ser reconhecidas pela criança no futuro. Especialistas dizem que os bebês carregam uma memória auditiva de até quatro meses anteriores ao parto.

Estímulo à memória afetiva

Além dos benefícios às gestantes, ouvir música com o bebê logo após o nascimento até os primeiros anos de vida ajuda na criação da memória afetiva da criança. No âmbito da primeira infância (de zero a 3 anos), costuma-se cantar para a criança dormir e isso ajuda no desenvolvimento do grau de concentração infantil.


É na primeira infância que a criança mais aprende e de maneira mais efetiva. Por isso, as primeiras experiências de aprendizagem são fundamentais para o resto da vida.


Fonte: https://orquestrandobrasil.com.br/ouvir-musica-durante-a-gestacao-ajuda-a-criar-uma-conexao-com-o-bebe/
 


 

Tags: tutti baby, música na gestação, música, ouvir música, ouvir música na gestação

Compartilhe: