Benefícios da amamentação para o bebê
Benefícios da amamentação para o bebê
O leite materno é um alimento essencial para o bebê que, além de garantir que todo o nutriente necessário para um crescimento e desenvolvimento normais traz vários benefícios para a saúde, como evitar diarreias, fortalecer o sistema imunológico ou prevenir o surgimento de deficiências nutricionais.
Confira abaixo alguns dos muitos benefícios do aleitamento para o bebê:
Fortalecer o sistema imunológico
Entre os principais benefícios da amamentação está o fortalecimento do sistema imunológico do bebê. Ou seja, por ser rico em anticorpos produzidos no corpo da mãe, o leite materno é uma defesa natural para o bebê. Assim, protegendo-o contra problemas como gripes, infecções de ouvido, asma, pneumonia e infecções intestinais.
Em outras palavras, a amamentação ajuda a evitar que doenças atinjam o bebê e, caso ele fique doente, o organismo da mãe aumenta a produção de proteínas e células de defesa para transmiti-las por meio do leite, auxiliando na recuperação do bebê.
Facilitar a digestão
O leite materno é facilmente digerido pelo intestino do bebê, o que favorece uma adequada absorção de nutrientes e o aumento da frequência das mamadas.
Por norma, quando a criança consome fórmulas infantis em pó, a digestão é mais lenta, o que pode causar algum desconforto gástrico.
Evitar diarreias
O leite materno é rico em bactérias que povoam o intestino do recém-nascido e criam uma flora intestinal equilibrada, atuando como uma barreira protetora que também ajuda na digestão e na regulação do trânsito intestinal.
Prevenir obesidade
Outro dos grandes benefícios da amamentação é a prevenção da obesidade, doença crônica reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Pelo seu efeito anti-inflamatório, o leite materno assegura que crianças que o recebam durante o primeiro período de vida tenham menores chances de desenvolver a doença, assim como diabetes e problemas cardíacos ao longo da vida.
Reduzir as cólicas
A facilidade na digestão do leite materno também ajuda a evitar problemas como gases e cólicas intestinais, além de conter substâncias responsáveis por proteger e reparar o intestino do recém-nascido.
Desenvolver o sistema nervoso
Ao amamentar, a mãe oferece ao bebê uma substância chamada DHA (ácido docosaexaenoico) por meio do leite. De forma geral, ela é responsável por participar da formação de células nervosas, facilitando a comunicação entre elas.
Essa ação é fundamental nos primeiros 5 anos de vida, quando grande parte do cérebro está em desenvolvimento. Dessa forma, a oferta de DHA ao bebê se torna outro dos benefícios da amamentação.
Prevenir anemias
Por ser constituído de diversas substâncias fundamentais para o bom funcionamento do organismo, o leite materno contribui também para a prevenção de anemias no bebê. São elementos como a vitamina B12 e o ácido fólico, muito importante para a produção de células vermelhas, responsáveis pela produção de oxigênio no sangue, que previnem o adoecimento da criança.
Prevenir alergias
Bebês que são amamentados exclusivamente até os 6 meses de vida têm uma menor chance de desenvolver alergias alimentares, especialmente alergias ao leite, à soja, a peixes e mariscos, ao ovo e ao amendoim.
____________________________
Fontes:
https://www.tuasaude.com/beneficios-do-leite-materno-para-o-bebe/
https://www.clinicaceu.com.br/blog/beneficios-da-amamentacao-na-saude-do-bebe-qual-papel-leite-materno/
Compartilhe: