Amamentação: fonte de nutrientes e de amor!
Amamentação também é conexão
De acordo com o Ministério da Saúde (2009), o ato de amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, e influenciam no desenvolvimento cognitivo e emocional do bebê, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe.
Este momento é tão importante porque muito mais que alimentar o bebê, é um momento de troca de afeto e proximidade da mãe com o filho. A voz da mãe, os olhares, seus embalos e suas carícias, além de proporcionar sensação de prazer, proteção e segurança ao bebê também despertam a percepção das sensações corporais.
A importância de outras relações de afeto
Por mais que o vínculo da amamentação é importantíssimo, vale sempre lembrar que a conexão com o bebê pode ser estabelecida também de outras formas, como no banho, na hora de dormir e durante um tempo de qualidade com o bebê ao longo do dia. Em todos esses momentos, o toque físico e o aconchego são indispensáveis.
O afeto durante toda a infância – em especial na primeira infância – trazem muitos benefícios ao desenvolvimento infantil e será refletido na forma como essa criança se relacionará com os outros quando adulta. Carinho nunca é demais!
___________________________
Fontes:
http://primeirainfancia.org.br/a-importancia-dos-vinculos-afetivos-na-primeira-infancia/
https://www.personare.com.br/conteudo/amamentacao-colo-e-lacos-de-vinculo-materno-m18122
https://ib.rc.unesp.br/Home/Extensao39/proama/aspectos_psicologicos_am.pdf
https://www.sanarmed.com/amamentacao-a-importancia-do-afeto-da-mae-para-o-bebe-durante
Compartilhe: