A importância da higiene bucal para as crianças

Trazer esse hábito para as crianças é algo que demanda uma grande atenção dos pais, porém proporciona diversos benefícios. No post de hoje, vamos te auxiliar e apresentar a importância da higiene bucal para os pequenos.

A escovação infantil é uma forma de cuidar do sorriso e da saúde bucal dos pequenos! A higiene dental, realizada de forma correta, é uma das principais formas de preservar a saúde bucal.
Mais do que garantir um belo sorriso, cuidar dos dentes significa evitar o surgimento de cáries e outros problemas bucais. Caso a escovação infantil não seja conduzida de forma adequada, pode gerar sérias consequências, inclusive por toda a vida. Primeiramente porque pode acabar favorecendo o desenvolvimento de doenças, como a cárie, que geram desconfortos e dores. E, consequentemente, comprometendo a qualidade de vida do bebê ou da criança.

Mas não só por isso. Por mais que os dentes de leite sejam temporários, quando um processo infeccioso acontece os dentes permanentes também podem ser prejudicados!Quando os dentes estão começando a nascer, a microbiota oral passa por um processo de formação.Portanto, se houver a transmissão de alguma bactéria agressiva para a criança nesta fase, isso poderá resultar até mesmo numa predisposição para o desenvolvimento de cáries na vida adulta.
 

Cuide para prevenir

Nossa boca é um ambiente vulnerável e favorável para o aparecimento de bactérias. As crianças têm sempre o costume de colocar a mão suja em tudo o que veem e levar à boca, correndo o risco de adquirir doenças inflamatórias como candidíase (conhecida como sapinho) causadas por fungos. Por esse motivo muitos dentistas aconselham os pais a levarem a criança para o consultório nos primeiros anos de vida, ensinando desde pequeno a cuidar da higiene bucal e prevenir doenças futuras, como é o caso da tão conhecida cárie.
 

A cárie

A cárie é uma doença muito comum entre as crianças. Ela aparece na maioria das vezes devido à má escovação dos dentes. Para auxiliar na proteção contra a cárie, o flúor presente nas pastas de dente é um grande aliado. O dente de leite com cárie, se não for tratado, pode trazer vários malefícios para a saúde bucal da criança, ocasionando problemas futuros no nascimento dos dentes permanentes. Para evitar o surgimento da cárie, devemos realizar a higiene bucal pelo menos três vezes ao dia – após o café da manhã, almoço e jantar. Evitar alimentos ricos em açúcar e amido vão prevenir o aparecimento dessa doença. Lembre-se de levar seu filho ao dentista caso ele reclame de dores muito fortes no dente.
 

Quando as crianças devem começar a escovar os dentes

Uma dúvida muito comum em relação à escovação infantil é quando iniciar este processo. Algumas pessoas optam por passar uma fraldinha molhada ou até mesmo uma gaze na boquinha do bebê que ainda não tem dente. Seja para limpar os resíduos de leite ou até mesmo para habituar o bebê no processo de higienização bucal, facilitando a introdução da escova quando essa hora chegar. Mas já existem pesquisas que indicam que esta prática é desnecessária e não apresenta qualquer benefício para o bebê. Pelo contrário, ela pode inclusive apresentar prejuízos, sobretudo em bebês em aleitamento materno, pelo fato de acabar removendo as células de defesa da amamentação.

A escovação infantil deve começar, de fato, quando o primeiro dente surgir.  Lembrando que não existe idade certa para que aconteça a erupção do primeiro dente de leite. Apesar de ser esperada por volta de seis meses, vai variar de bebê para bebê. Neste primeiro momento, a escovação pode ser realizada duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Mas após o primeiro ano ou assim que a alimentação já estiver definida, o ideal é que higiene bucal seja realizada três vezes ao dia, logo após as refeições.
 

Tornando o momento legal!

Quando os pais se envolvem diretamente no processo de escovação, o momento pode se tornar mais agradável
Não há dúvida de que a escovação é um procedimento extremamente importante e necessário para garantir a saúde bucal.
Por mais que alguns bebês ou crianças apresentem resistência nesse processo, deixar de escovar os dentes para evitar estresse não pode ser uma opção.
Fazer da escovação uma rotina pode tornar as coisas mais fáceis. Se toda vez que a criança termina a refeição, ela é imediatamente direcionada à escovação dos dentes, com o tempo isso vai acabar virando um hábito. O ideal é que os pais também invistam na criatividade para tornar esse processo mais lúdico para a criança e mais agradável para todos. Criar histórias, cantar músicas, envolver brinquedos, realizar a escovação em bonecos são algumas das alternativas que costumam ajudar.

Outra estratégia que pode dar certo é ler livros sobre saúde bucal, que mostrem personagens envolvidos no processo de escovação. Os pais também podem escovar os dentes junto aos filhos para dar o exemplo e estimular os pequenos a cuidar dos dentes.O recomendável é que os próprios pais realizem a escovação dos filhos até que eles completem oito anos de idade, aproximadamente. Mas se seu bebê ou criança quiser escovar os dentes sozinho, permita e aproveite o momento para orientá-lo a respeito da escovação infantil. Depois, supervisione e faça o reforço necessário.

Incentivar de forma positiva a criança na hora de escovar os dentes requer muita paciência e atenção, porém gera grandes benefícios futuros.


Fonte: https://blog.odontobusca.com.br/ortodontia/a-escovacao-infantil-e-seu-importante-papel-na-saude-bucal/
https://clinicasodontominas.com.br/2020/10/21/descubra-a-importancia-da-higiene-bucal-para-as-criancas/

Tags: tutti baby, cuidar é a nossa alegria, escovar os dentes, escovação infantil

Compartilhe: