A importância da Amamentação

No dia 05 de Agosto comemoramos o Dia Nacional da Saúde e quando falamos sobre amamentação, falamos sobre a saúde do bebê! 

O leite materno é o melhor e mais natural alimento para o bebê. A amamentação promove vínculos de longo prazo desde o início e fortalece a confiança básica. Também é bom para a saúde de ambos (mamãe e bebê). A seguir, explicamos mais sobre o assunto:


A importância da amamentação para o bebê

O leite materno deve ser o único alimento do bebê nos seis primeiros meses de vida e ser complementado com outros alimentos daí em diantes, até os dois anos de idade.

A Organização Mundial da Saúde aconselha que as mulheres amamentem seus filhos exclusivamente com leite materno em seus primeiros meses de vidas. Por quê? Porque o leite materno é o alimento mais perfeito para as necessidades nutricionais do bebê, além de conter uma série de defesas orgânicas. O leite materno contém anticorpos contra as infecções mais comuns e diminui, assim, o risco de doenças.



Por quanto tempo devo amamentar?

Considerando que cada mulher pode avaliar e escolher o que é bom para ela e para o bebê. Isso é muito individual e varia de acordo com cada preferência. O ideal é que ambos aproveitem esse tempo enquanto durar.

Alguns cuidados são necessários:

✦ A mulher que amamenta deve certificar-se de estar em boas condições de saúde, porque muitas doenças são transmitidas pelo leite materno.
✦ Deve tomar bastante líquido (3 a 4 litros por dia) e não usar medicações sem orientação médica porque algumas delas são eliminadas pelo leite materno e podem prejudicar o bebê.
✦ Não fumar, tomar bebida alcoólica ou usar drogas.
✦ Com relação aos horários, é preferível que sejam geridos pela fome que o bebê manifesta, a chamada livre demanda. Esses horários se modificam com a idade do bebê e geralmente são maiores à noite que durante o dia.
✦ Ao amamentar, a mulher deve estar confortavelmente assentada, colocar o bebê junto ao seu corpo, tórax a tórax, ajustar a boca do bebê à sua mama de jeito a não entrar ar, manter seu olhar em direção aos olhos do bebê e respeitar o ritmo dele.

O que acontece quando o leite seca?

Não importa quanto tempo você amamente seu bebê, e independentemente de sua jornada de amamentação ter sido fácil ou desafiadora, chega um momento em que a amamentação para. A decisão sobre quando parar de amamentar é pessoal, com base nas necessidades únicas de cada mãe e bebê. Independentemente de quando ocorre o desmame, muitas mães experimentam mudanças que não esperavam e muitas não sabem que elas são, na verdade, completamente normais. Portanto, mantenha calma, busque orientação médica e respeite seu tempo e processo.

Direitos que garantem a amamentação

Da mesma maneira que toda a criança tem direito ao aleitamento materno, as mães também tem o direito de amamentar seus bebês garantidos por lei. O estatuto da criança e do adolescente estabelece que o poder público, as instituições e os empregados devem oferecer condições adequadas ao aleitamento materno para todas as mulheres.

_____________________________________________________

Fontes: https://fraldasturmadamonicababy.com.br/a-importancia-da-amamentacao/
REVISTA MATERLIFE. Edição Agosto/2020. p.06. A importância do aleitamento materno.

Tags: Tutti Baby, cuidar é a nossa alegria, crianças, bebê, maternidade, desenvolvimento infantil, puericultura, bebês, agosto dourado, aleitamento, amamentar, amamentação, aleitamento materno, a importância da amamentação

Compartilhe: