05 dicas para ensinar as crianças a guardarem os seus brinquedos

Brincar é natural da criança. Elas criam, inventam, se divertem e para isso, costumam querer todos os brinquedos por perto. Retiram um por um e num instante a bagunça está por todo canto.

O problema se instala quando chega a hora de guardar. A criança, exausta, resiste e não quer saber dessa tarefa de arrumação.  Já viveu essa situação? 

Depois de brincar, a criança se sente cansada. À noite costuma ser ainda mais difícil para ela. Depois de um dia inteiro ou meio período na escola, ela precisa de tempo para descansar. E a possibilidade de ter que, depois da brincadeira, voltar tudo para o lugar, pode tirar a criança “do sério”.

O melhor a fazer é agir por antecipação e cuidar para que a brincadeira em seja um momento de aprender, mas também momentos de divertir e ser feliz.


5 dicas para ensinar a criança a guardar os brinquedos:


1. Não exagere na quantidade de brinquedos na hora de brincar:
Brinquedos demais podem deixar a criança desmotivada, sem saber o que escolher para brincar, e, na hora de guardar, fica uma tarefa muito difícil. De 4 a 5 brinquedos é o suficiente. Troque a caixa de brinquedos por outra, uma vez por semana ou de 15 em 15 dias. Esse revezamento evita que a criança se desinteresse pelos brinquedos. Gera expectativa e curiosidade.


2. Dê treinamentos de como guardar os brinquedos: 
Normalmente pedimos para a criança guardar seus brinquedos sem nunca ter explicado para ela como se faz isso. Talvez para o seu filho guardar os brinquedos seja colocar tudo no quarto dele de forma tumultuada num canto. Já pensou nisso?


3. Invente músicas que convide a criança a te ajudar: 
A música acalma a criança e atrai sua atenção. Invente letras e ritmos que sirvam de incentivo para a criança e transforme o momento de guardar os brinquedos em uma diversão. Pode ser uma música inventada, no ritmo que você quiser, por exemplo: “Quem me ajuda, quem me ajuda a guardar os brinquedos…”


4. Faça competições de quem consegue guardar mais rápido:
Jogos assim estimulam e incentivam a criança a ajudar na tarefa, sem falar que é muito divertido. Proponha uma competição: vamos ver quem guarda tudo primeiro? Vamos ver quem guarda mais rápido?

5. Avise seu filho:
É chato parar bem na melhor parte da brincadeira, não é mesmo? Quando chegar o momento de encerrar a brincadeira, avise seu filho com antecedência. Pode ser dois minutinhos, para que ele possa se organizar.
 

Os brinquedos fazem parte da brincadeira infantil. A criança aprende a cuidar deles e organizá-los de maneira surpreendente. É preciso ensinar. Vamos lá?!?!


__________

Tags: Tutti Baby, brinquedo, guardar os brinquedos, crinaças, ensinar a criança a guardar os brinquedos

Compartilhe: