O que são os grupos de massa?

Você já deve ter ouvido falar sobre os dispositivos de retenção e os grupos de massa. Mas você conhece cada um dos grupos e a importância de cumprir as recomendações?

Os Grupos de Massa são as características classificatórias para que as crianças possam utilizar os dispositivos de retenção adequados para cada peso, altura e idade. Antes de tudo, vale lembrar que o uso dos dispositivos de retenção é obrigatório e está descrito na Lei 14.071 do ano de 2020, mais conhecida como lei da cadeirinha.

A lei impõe o uso dos dispositivos de retenção juntamente com o cinto de segurança para crianças menores de 10 anos que não tenham atingido 1,45m de altura e devem ser transportados nos bancos traseiros dos veículos em dispositivos de retenção adequados.

A divisão é feita em quatro grupos: O primeiro é o grupo 0+ para bebês menorzinhos, ou seja, os que utilizam bebê conforto. Este grupo abrange desde recém-nascidos até bebês de 13 kg, com aproximadamente 80 cm de altura e 01 ano de idade.

Outro ponto que se deve prestar atenção é que a cabeça do bebê não pode ultrapassar o limite do bebê conforto. Caso isso aconteça, chegou a hora de mudar para o grupo I.

O grupo I é direcionado para crianças de 9 a 18 kg, com até aproximadamente 1 metro de altura e 2 anos e 8 meses de idade. Nesta etapa as crianças ainda são bem pequenininhas, por isso, utilizam o cinto de segurança da própria cadeirinha ou poltrona, juntamente com ninho redutor que garante conforto e estabilidade para os pequenos. 

Já o grupo II é voltado para crianças um pouco maiores, que pesam entre 15 e 25 kg, possuem até aproximadamente 1,15 de altura e 5 anos de idade. Aqui a criança já não utiliza os ninhos redutores e cintos da cadeirinha. Sendo assim, o cinto de segurança do carro é passado diretamente na criança.

Neste grupo a criança também pode começar a utilizar os assentos elevação, que são compactos e proporcionam muita praticidade, principalmente quando a criança acaba andando em mais de um carro!

O grupo III é o último grupo de massa, ele inclui as crianças maiores que possuem de 22 a 36 kg, abaixo de 10 anos e que não tenham atingido 1,45m.

O uso dos dispositivos de retenção além de obrigatório é essencial, portanto os papais e mamães devem seguir as recomendações para garantir a segurança  dos pequenos!

Fontes:

https://www.gov.br/inmetro/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-conformidade/dispositivos-de-retencao-para-criancas/qual-a-correta-classificacao-de-grupos-de-massa-dos-dispositivos-de-retencao-para-criancas

Tags: Tutti Baby, cuidar é a nossa alegria, crianças, maternidade, bebê, desenvolvimento infantil, bebês, família, rotina, Grupo de Massa, cadeirinha, poltrona, bebê conforto

Compartilhe: