Mão gelada do bebê é sinal de frio? Entenda o que isso quer dizer!

Se você já sentiu as mãozinhas do seu bebê frias e correu para pegar uma mantinha, saiba que essa dúvida é super comum entre mães, pais e cuidadores! Mas será que mão gelada é sempre sinal de frio? A resposta é: nem sempre!
Bebês e a regulação da temperatura
Nos primeiros meses de vida, o corpo do bebê ainda está aprendendo a regular a própria temperatura. A circulação sanguínea prioriza as áreas mais vitais, como o tronco e os órgãos internos, por isso, as extremidades, como mãos e pés, podem ficar mais frias mesmo quando ele está aquecido!
Em vez de se guiar apenas pela temperatura das mãozinhas, observe:
- Pescoço, costas e peitinho: essas áreas são mais confiáveis para sentir se o bebê realmente está com frio ou febre.
- Tons de pele: se estiverem muito pálidos ou arroxeados, precisam de mais atenção.
- Comportamento: se o bebê estiver irritado, chorando mais que o normal ou com sono excessivo, pode ser sinal de desconforto.
Como manter o bebê aquecido com segurança
No frio, a vontade é de encher o bebê de cobertores, mas é importante tomar cuidado com o superaquecimento! Aposte em camadas leves e confortáveis:
-Bodies e macacões de algodão;
-Meias e toucas quando necessário;
-Mantas respiráveis e antialérgicas;
E claro, mantenha o ambiente a uma temperatura agradável!
E na hora do banho ou da troca de fraldas, ter um cantinho preparado, como uma banheiras com trocador, faz toda a diferença no conforto térmico e na praticidade!
Dica Tutti Baby
Sentiu a mãozinha gelada? Antes de colocar mais uma camada de roupa, toque o peitinho do bebê. Se estiver quentinho, provavelmente está tudo bem! Mas é importante lembrar: em caso de dúvidas ou se algo parecer fora do normal, não hesite em procurar o pediatra!
Para mais dicas como essa, continue acompanhando o blog da Tutti Baby!
Compartilhe: