Como lidar com as crises de birra?

Entendendo a birra

As birras são externalizações de algum sentimento negativo da criança. Os pequenos não conseguem lidar muito bem com a frustração, a contrariedade e o poder do adulto e, por isso, explodem em um acesso de raiva. Especialmente quando estão começando a construir sua independência, essa é a forma que encontram para impor sua vontade aos pais.

Quando esporádicas, as birras não indicam nenhuma anormalidade no comportamento da criança, pelo contrário. Mostram que o seu filho está desenvolvendo a própria personalidade. No entanto, quando frequentes podem ser sinais de dificuldades que ele está enfrentando na escola, por exemplo, ou uma carência de atenção.

Conheça algumas sugestões práticas para você adotar quando a criança se comporta de forma inadequada:

Seja gentil, mas firme!

“Os brinquedos não são para jogar, Cauã.”

Em algumas situações você pode precisar intervir fisicamente para colocar um limite porque as crianças em um estado de raiva não podem se controlar.

Conecte-se e tenha empatia.

“Eu entendo que você gostaria de ficar vendo seu programa de TV, mas amanhã precisamos acordar cedo.”

Se você definir o limite com severidade, seu filho simplesmente fica com raiva.

Receba as lágrimas

“Eu te amo... Você está segura, Isabela... Todo mundo se sente chateado, às vezes.”

Reconheça e dê nome ao que a criança está sentindo.

Lembre-se de que você está ajudando seu filho a se curar. É a sua presença amorosa e atenciosa que permite que a criança sinta todas essas emoções assustadoras e passar por elas. Se a criança estiver sentindo muita raiva, crie mais segurança.

“Você deve estar tão chateado com isso.”

“Estou ouvindo, me conta mais.”

“Me desculpe... Isso é tão dificil.”

“Eu não entendi como isso era importante para você.”

“Isso deve ser tão doloroso para você.”

“Me desculpe se eu contribui para você pensar assim.”

“Eu sei... Você deve ter ficado tão magoada (ou com medo) quando... eu sinto muito por isso.”

“Eu te entendo, vou ficar aqui na sala terminando as coisas, quando você quiser, estarei aqui pra gente conversar.”

Se ela sair correndo, fique o mais perto que puder.

Não fique olhando no rosto da criança, mas fique perto o suficiente para que sua presença seja tranquilizadora. Quando tudo passar, mesmo que a criança diga para você sair do quarto ou se afastar, o que ela quer na verdade é que você fique perto, claro! Esse comportamento é uma comunicação, elas estão tentando falar alguma coisa e querem ser ouvidas, né?

Reconecte-se

Basta pegá-la, abraçá-la, oferecer água e dizer para ela que todo mundo precisa chorar às vezes e que você a ama, não importa a situação.

Saber como lidar com crianças fazendo birra é importante para qualquer pai e mãe, sejam eles experientes ou iniciantes. Afinal, é o papel da família ajudar a criança a superar o sentimento negativo e a entender aos poucos as convenções sociais.

Tags: Tutti Baby, cuidar é a nossa alegria, crianças, maternidade, bebê, desenvolvimento infantil, bebês, família, birra, educação positiva, educação, emoções, birra de criança, como lidar com a birra do meu filho?

Compartilhe: